top of page

“Sou médico. Tenho direito ao abatimento do FIES?”

  • Foto do escritor: Lucas Araújo
    Lucas Araújo
  • 9 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Você pode ter direito ao abatimento na parcela do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). No entanto, esse direito está condicionado ao cumprimento de requisitos específicos e à sua atuação em determinadas áreas.


Em quais casos o médico pode solicitar a amortização do saldo devedor do FIES?


1. Médicos que tiverem atuado no SUS durante a pandemia de COVID-19: O Decreto legislativo n. 06 de 2020 prevê abatimento de 1% por mês trabalhado. Para isso, o profissional precisa ter no mínimo 6 meses de trabalho entre 03/2020 a 12/2020.


2. Médicos inseridos em equipe de saúde da família – ESF em regiões carentes ou Militar das forças armadas: Para esse benefício, o profissional deve ter no mínimo 1 ano de trabalho ininterrupto como médico, cumprindo jornada de 40 horas semanais e ter firmado contrato de financiamento até 2017.2. As regiões definidas como prioritárias podem ser conferidas na Portaria Conjunta n. 3 de 2013.


3. Médicos inseridos em ESF de populações quilombolas, ribeirinhas, indígenas e assentamentos: Para esse benefício, o profissional deve ter no mínimo 1 ano de trabalho ininterrupto como médico, cumprindo jornada de 32 horas semanais e ter firmado contrato de financiamento até 2017.2.


4. Médicos inseridos em ESF vinculadas à Unidades básicas de saúde de setores censitários e/ou que façam parte de seu território adstrito, que compõem os 20% (vinte por cento) mais pobres do Município, baseado nos dados do IBGE: Para esse benefício, o profissional deve ter no mínimo 1 ano de trabalho ininterrupto como médico, cumprindo jornada de 32 horas semanais e ter firmado contrato de financiamento até 2017.2.


Se você é médico e cumpre algum desses requisitos, tem direito à redução de 1% do saldo devedor por mês trabalhado, enquanto durar os requisitos estabelecidos.


Como solicitar essa redução?


Essa solicitação pode ser realizada de maneira administrativa através do site do FIESMED. Para isso, é necessário que o CPF esteja adimplente com o Fies. Essa demanda pode demorar muito tempo ou até mesmo não haver retorno, pois o site tem se mostrado inoperante.


Em caso de dúvidas, recusa ou demora dessa solicitação, entre em contato conosco.






Comentários


bottom of page